Auxiliar de ação educativa; técnico de ação educativa; psicóloga; formador;

Luc*** ***** (XX anos)
Psicóloga em Ministério Público do Estado da Bahia
Universidade do Minho
Braga,
Braga
|
Experiência
Psicóloga
Ministério Público do Estado da Bahia
abr 2012 - dez 2018
Trabalhei na Assessoria de Gabinete do Procurador Geral de Justiça do Estado da Bahia (2012). 
Coordenei o Serviço de Apoio Psicossocial às Promotorias de Justiça da Infância e Adolescência - SAPS (2013) .
Atuei como psicóloga junto ao Serviço de Apoio Psicossocial as Promotorias de Justiça da Infância. 
Assessorei o Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente em projetos e ações junto aos Promotores de Justiça no Estado da Bahia. Nesta função, prestei apoio técnico às Promotorias da Infância e Juventude, através da emissão de relatórios técnicos de avaliação referentes aos processos que tramitavam nas Promotorias de Justiça. Realizei visitas domiciliares às famílias em risco, participação em audiências para apoio na escuta de crianças e mediação familiar. Apoiei tecnicamente às Promotorias na fiscalização de Lares de Acolhimento de crianças e adolescentes em risco; Realizei atendimentos individuais à crianças, adolescentes institucionalizados e seus familiares; Representei a equipa técnica do  Ministério Público em reuniões com outras instituições da rede de atendimento a crianças e adolescentes. Fui formadora em diversos cursos de capacitação para profissionais da rede de acolhimento residencial e familiar em Salvador, Bahia, Brasil.
Consultora Individual
PNUD/Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) - Brasil
2011 - 2012
Atuei como consultora através do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS-Brasil). Essa consultoria foi realizada com objetivo de sistematizar práticas bem sucedidas de acolhimento residencial e familiar no Brasil, bem como desenvolver instrumentos a serem utilizados nos serviços de acolhimento residencial no Brasil, tais como o PIA (Plano Individual de Atendimento); PPP (Projeto Político Pedagógico) e proposição de metodologias de trabalho com famílias das crianças em acolhimento residencial.
Psicóloga
CONBEC - Engenharia e Serviços (Salvador, Bahia, Brasil)
2010 - 2011
A CONBEC é uma Empresa de Engenharia que executava obras de construção de habitações sociais para comunidades carentes através de contratos de terceirização com o governo do Estado da Bahia. Ao serem contemplados com os recursos das referidas obras, os municípios deveriam implementar projetos sociais de educação sanitária e ambiental como contrapartida. Exerci atividades de avaliação e fiscalização da execução destes projetos em diversos municípios baianos. (Bahia-Brasil). O trabalho consistia em analisar os projetos sociais em andamento, monitorá-los e indicar metodologias para melhoria dos mesmos, através de reuniões com as comunidades e equipas técnicas executoras dos respectivos projetos.
Consultora Individual
BIRD/Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia - CONDER (Salvador/ Bahia/ Brasil)
2009 - 2010
Prestação de serviço de Consultoria Individual com recursos do BIRD - Banco Mundial, para Assessoria Técnica à execução das ações de desenvolvimento social, comunitário e econômico em andamento em comunidades carentes no município de Salvador (Bahia, Brasil). Este trabalho consistia em assessorar os técnicos sociais (psicólogos e assistentes sociais) nas atividades desenvolvidas junto as comunidades em risco, através de discussão de casos e implementação de metodologias de trabalho.

Psicóloga
CECUP - Centro de Educação e Cultura Popular (ONG em Salvador/Bahia/Brasil))
2008 - 2009
Integrei a equipe de coordenação do "Projeto Segundo Tempo"/Ministério do Esporte; Coordenei processos de Monitoramento e Avaliação do Projeto de Geração de Renda para Mulheres/ ONG Mujeres del Mundo (Espanha). Integrei a equipe de execução do Projeto "Gerando Cidadania", onde realizei capacitações para Conselheiros Tutelares e Conselheiros de Direitos da Criança e Adolescente em diversos municípios do interior da Bahia (Brasil). Integrei a equipe de execução do Projeto: "Adolescentes Antenados de Nova Esperança", onde facilitei oficinas sobre Gênero e Orientação Sexual para adolescentes.
Psicóloga
Ministério Público do Estado da Bahia (Brasil)
ago 2004 - fev 2008
Atuei como psicóloga, integrando uma Equipa Técnica do "Programa Retorno ao Lar" (Programa de reinserção familiar de crianças e adolescentes em situação de acolhimento residencial). Nesta função, prestei Assessoria Técnica às Promotorias da Infância e Juventude, através da emissão de relatórios técnicos de avaliação referentes aos processos que tramitavam nas Promotorias de Justiça. Realizei visitas domiciliares às famílias em risco, participação em audiências para apoio na escuta de crianças e mediação familiar. Apoiei tecnicamente às Promotorias na fiscalização de Lares de Acolhimento de crianças e adolescentes em risco; Realizei atendimentos individuais à crianças, adolescentes institucionalizados e seus familiares; Prestei apoio técnico ao Ministério Público em reuniões com outras instituições da rede de atendimento a crianças e adolescentes em perigo. Fui formadora em diversos cursos de capacitação para profissionais da rede de acolhimento em Salvador, Bahia, Brasil.
Formação
Doutoramento - em curso
Universidade do Minho
2018 - Atualmente
Doutoramento em Estudos da Criança - Instituto de Educação Universidade do Minho
Mestrado
Universidade do Estado da Bahia
2008 - 2010
Mestrado Multidisciplinar em Políticas Públicas, Gestão da Informação e Desenvolvimento Regional
Pós Graduação
Universidade Veiga de Alemeida
2006 - 2008
Curso de Pós Graduação em Administração e Planejamento de Projetos Sociais.
Psicologia
Faculdade Ruy Barbosa
ago 1998 - ago 2003
Graduação em Psicologia - Salvador, Bahia, Brasil
Informações Adicionais
Informações Adicionais
Sou brasileira e encontro-me residindo em Braga, Portugal, para realização do Doutoramento em Estudos da Criança. Atualmente procuro um trabalho na área da infância e juventude onde possa atuar com crianças em risco, campo de atuação profissional ao qual venho me dedicando desde a licenciatura. Tenho especial interesse pelo campo do acolhimento institucional de crianças e jovens, porém, também possuo experiência profissional com trabalhos sociais e comunitários, intervenção na área socioassistencial e jurídica.

Possuo disponibilidade para atuar em novas atividades. Meu email é lufs80@gmail.com .