Agente de seguros

O que é um agente de seguros?

O agente de seguro é o profissional contratado por uma companhia de seguros para aconselhar sobre os diferentes seguros disponíveis no mercado e também para actuar como mediador entre a pessoa que deseja subscrever uma apólice de seguro ou necessita de aconselhamento sobre como utilizar o seu seguro e a companhia de seguros. O agente de seguros recebe geralmente um salário de base mais uma comissão, dependendo das apólices vendidas.

O agente de seguros deve estar inscrito no registo administrativo especial dos mediadores de seguros para que a sua actividade profissional seja abrangida pela Lei sobre Seguros Privado.
O que faz um agente de seguros?

Os agentes de seguros analisam o risco nas propostas de seguros, determinam os termos da apólice e calculam os prémios com base em informação actuarial, estatística e de base.

A maioria das companhias de seguros conduzem planos de pós-graduação que proporcionam uma via para a subscrição.

O agente e a empresa estão relacionados pelas cláusulas do contrato de agência. A legislação exige geralmente, como condição obrigatória, a impossibilidade de promover uma mudança de companhia de seguros aos clientes para o conflito de interesses, uma vez assinados os contratos de seguros. O aconselhamento é uma questão à parte quando é o segurado que o solicita.

Por outro lado, as comissões a serem recebidas são estabelecidas entre as partes. Normalmente incluem um montante por nova apólice de seguro assinada e outros por carteira de clientes. Uma vez terminado o contrato, ambas as partes podem e devem comunicá-lo aos clientes em causa. Isto porque eles devem ser informados, uma vez que assinaram o serviço através do intermediário.

Quai são as funções de um agente de seguros?

As funções a desempenhar pelo recepcionista serão estabelecidas com base nas atividades diárias da empresa, mas as tarefas mais tipicas são:

  • Revisão das propostas de seguros
  • Compilação de informação básica e avaliação de risco
  • Análise de dados estatísticos utilizando software especializado
  • Elaboração de cotações e negociação de termos e condições com corretores e clientes
  • Determinação dos prémios
  • Decidir sobre a formulação de políticas
  • Preparação dos termos e condições das apólices de seguro
  • Ligação com corretores de seguros e clientes

 https://www.jobatus.pt/emprego-agente-seguros

Qual e a formação necessária para trabalhar como agente de seguros?

Os licenciados de qualquer disciplina podem tornar-se subscritores, embora alguns empregadores prefiram uma qualificação em contabilidade, finanças, economia, direito, gestão ou estudos empresariais. Podem ser necessários conhecimentos médicos especializados ou uma licenciatura científica, técnica ou de engenharia para algumas vagas, particularmente as dos seguros de vida. A experiência relevante adquirida através de estágios e trabalho de férias pode ser benéfica.

Quais são as principais habilidades que um agente de seguros deve ter?

Descobrir as aptidões necessárias para executar com sucesso tarefas de recepcionista é a chave para saber se será bom nesta profissão. As competências principais e mais importantes são as seguintes:

  • Competências analíticas
  • Boas competências matemáticas e estatísticas
  • Atenção aos detalhes
  • Capacidade de comunicação verbal e escrita
  • Competências informáticas
  • Bom julgamento
  • Negociação e capacidades interpessoais

Onde um agente de seguros pode trabalhar?

A competição por empregos pode ser dura. Os empregos são geralmente anunciados através de conselhos de emprego e jornais locais, regionais e nacionais (online ou impressos), bem como através de agências de emprego especializadas. A maior parte das companhias de seguros operam esquemas de recrutamento de licenciados, que podem ser uma via para a subscrição, uma vez que estas candidaturas antecipadas aos principais empregadores são aconselháveis.

Os empregos mais típicos são:

  • Hotéis
  • Companhias de seguros
  • Bancos

Qual e o salário de um agente de seguros?

De acordo com dados que obtivemos de empresas que trabalham com JOBATUS, o salário médio de um recepcionista vária segundo diferentes fatores como: a categoria da empresa para a qual o empregado trabalhe, os meios que o empregado utiliza e a experiência no área

As condições de emprego podem variar e  dependerão da empresa onde as funções são desempenhadas.

Mas a estimação calculada segundo os dados, fica entre  650,00 € - 1.150,00 € mensalmente aqui em Portugal por uma carga de trabalho de 40 horas.

Então pronto para trabalhar como agente de seguros?

 https://www.jobatus.pt/emprego-agente-seguros

Crie um alerta e não perca nenhuma nova oferta do seu interesse!

Receber em meu email ofertas de emprego de Agente de seguros

Li e aceito os termos e condições.