Sommelier

Sommelier: O que é? O que faz? Formação? Salário?

O sommelier é um profissional do sector do vinho, responsável pela selecção e serviço de vinhos.

A principal competência de um sommelier é a prova de vinhos: ele consegue fazer uma análise organoléptica do vinho, ele sabe avaliar a sua tipologia, os tons cromáticos, as qualidades, as características olfactivas, e o estado de conservação.

Mas ele não é um simples degustador de vinhos: as suas habilidades são mais complexas, e também incluem conhecimentos de combinações alimentares, apresentação e serviço de vinhos, conhecimentos de gestão de adegas de vinho.

Os Sommeliers trabalham na restauração, no sector hoteleiro (especialmente em hotéis de luxo), em adegas, wine bars e bodegas, ou realizam actividades de consultoria externa para adegas ou na área da alimentação e do vinho.

O que deve fazer um sommelier?

Quando o sommelier trabalha num restaurante, a degustação é funcional para uma combinação correcta de vinho e prato e serve para desenhar e preparar a carta de vinhos: o sommelier prepara-a com o chefe do hotel, o chef e o gerente do restaurante, completando e coroando a oferta dos pratos do restaurante. Uma vez seleccionados os vinhos a oferecer aos clientes, o sommelier encarrega-se de fazer as encomendas, gerir correctamente a adega e mantê-la sempre abastecida com diferentes categorias de vinhos.

O sommelier faz parte do pessoal da sala de jantar e é responsável por fornecer aos hóspedes um serviço atencioso e profissional: toma as ordens de bebida e sugere a melhor combinação entre o prato escolhido e as possibilidades da adega, satisfazendo os desejos dos hóspedes. Para fazê-lo, ele ou ela deve conseguir descrever as características de um vinho tanto em vocabulário técnico como em linguagem acessível, e atrair os convidados a experimentar o vinho.

Os objectivos do sommelier profissional são, de facto, a melhoria do serviço de vinhos oferecidos na mesa e obter um elevado nível de satisfação do cliente e a venda do vinho oferecido.

Para além do conhecimento do vinho e da capacidade de fornecer um serviço de sala impecável, outras características importantes para um sommelier são a destreza e precisão na utilização de algumas ferramentas fundamentais para o trabalho.

Finalmente, o uniforme do sommelier não deve ser esquecido: as roupas devem ser elegantes e funcionais, e distinguir o sommelier do resto da equipa.

As tarefas principais do sommelier são:

  • Preparar a lista de vinhos de um local
  • Selecção e compra de vinhos
  • Organizar a adega e assegurar-se de que está sempre bem abastecida
  • Encomenda de vinhos e bebidas
  • Recomendar aos clientes o vinho perfeito para acompanhar um determinado prato
  • Realização de provas técnicas para convidados
  • Monitorizar a oferta de vinho do ponto de vista da satisfação do cliente, e fazer as alterações necessárias
  • Monitorizar e analisar continuamente o nível dos vinhos em oferta e a qualidade da adega
  • Cuidados diários com a adega, limpeza e inventário.

 

O que eu preciso para ser um sommelier? Principais skills

Para se tornar um sommelier é necessário possuir competências específicas no mundo do vinho, as quais são obtidas através de formação profissional.

Os cursos de Sommelier abrangem temas como viticultura, enologia, enografia (a distribuição territorial dos vinhos e o seu cultivo), técnicas de degustação, legislação vitivinícola.

O sommelier deve então ser capaz de expressar adequadamente a avaliação de uma prova, bem como de descrever um vinho ou um par de forma envolvente, a fim de convencer o cliente a seguir as indicações dadas: por esta razão, é muito importante conhecer as técnicas de comunicação correctas.

Além disso, o conhecimento das principais línguas estrangeiras é essencial quando se lida com uma clientela internacional.

O cuidado e a gestão da adega de um restaurante ou de um restaurante exigem competências de gestão precisas: o sommelier deve ser capaz de avaliar as necessidades, prever um orçamento, preparar um plano económico para a compra de vinhos, avaliar e seleccionar os fornecedores, negociar o pedido de compra, propor alterações e adições.

No entanto, estas competências são de pouca utilidade sem uma prática constante de prova de vinhos, o que implica para os profissionais sommelier uma procura contínua de adegas, novos rótulos para alargar os seus conhecimentos e testar as suas competências.

As ofertas de emprego sommelier indicam geralmente como requisito preferencial a posse de diplomas sommelier específicos emitidos por organizações reconhecidas, bem como a experiência adquirida no cargo.

As principais competências que um sommelier deve ter são:

  • Aptidões enológicas
  • Conhecimento da técnica de degustação
  • Capacidade de fazer emparelhamentos de comida e vinho
  • Conhecimento de técnicas de gestão de caves
  • Excelentes capacidades perceptivas, gustativas e olfactivas
  • Competências de comunicação
  • Excelente memória, para recordar com precisão os nomes e as características dos vinhos e das castas
  • Conhecimento das regras e normas de etiqueta do serviço de quartos
  • Flexibilidade e a capacidade de trabalhar em equipa

Qual é o salário de um sommelier?

De acordo com dados que obtivemos de empresas que trabalham com JOBATUS, o salário médio de um sommelier vária segundo diferentes fatores como: a categoria da empresa para a qual o empregado trabalhe, os meios que o empregado utiliza, a categoria de cuidado, e as horas que o cuidador trabalhe.

Mas a estimação calculada segundo os dados, fica entre  920,00 € - 1.870,00 € mensalmente aqui em Portugal por uma carga de trabalho de 40 horas semanais.

boas razões para trabalhar como sommelier:

Aqueles que escolhem seguir uma carreira como sommelier fazem-no porque têm uma forte paixão pelo mundo do vinho e da comida.

Quando se serve na sala de jantar, está-se em contacto com pessoas e encontram-se clientes com gostos diferentes: um sommelier competente é capaz de os orientar na escolha do melhor vinho e de criar combinações de comida e vinho que irão entusiasmar os convidados.

A necessidade de refinar constantemente o nariz e a boca para oferecer excelentes serviços leva também à descoberta de novos vinhos, territórios e adegas.

Trabalhar como sommelier é, portanto, também uma forma de viajar e conhecer as realidades locais de um ponto de vista diferente, e de contribuir activamente para a disseminação da cultura do vinho.

Pronto para encontrar ofertas de emprego como sommelier?

 

Crie um alerta e não perca nenhuma nova oferta do seu interesse!

Receber em meu email ofertas de emprego de Sommelier

Li e aceito os termos e condições.