Qual o calendário oficial em Portugal?

Qual o calendário oficial em Portugal?

Portugal segue o calendário gregoriano, que é o mais utilizado no mundo ocidental. Esse calendário foi instituído pelo Papa Gregório XIII em 1582, com o objetivo de corrigir algumas imprecisões do calendário juliano. Entretanto, foi apenas em 1912 que Portugal adotou oficialmente o calendário gregoriano, deixando de lado o juliano.

Assim como em muitos outros países, o calendário oficial em Portugal começa em janeiro e conta com 12 meses, sendo eles: janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro. Cada mês tem uma quantidade diferente de dias e, por isso, alguns são mais longos do que outros. O ano em Portugal possui, em média, 365 dias, com exceção dos anos bissextos, nos quais é acrescentado um dia extra em fevereiro.

Outra característica do calendário oficial em Portugal é a adoção de feriados nacionais. São eles: 1 de janeiro (Dia de Ano Novo), 25 de abril (Dia da Liberdade), 1 de maio (Dia do Trabalhador), 10 de junho (Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas), 15 de agosto (Assunção de Nossa Senhora), 5 de outubro (Implantação da República), 1 de novembro (Dia de Todos os Santos), 1 de dezembro (Restauração da Independência) e 8 de dezembro (Imaculada Conceição).

Além desses feriados nacionais, existem também feriados religiosos que são reconhecidos pelo calendário oficial em Portugal, como o Natal e a Páscoa. No entanto, esses dias não são considerados feriados nacionais e, portanto, não são obrigatórios para as empresas concederem folgas aos seus funcionários.

Em resumo, o calendário oficial em Portugal segue o padrão internacional do calendário gregoriano, com suas particularidades de feriados nacionais e calendário de dias úteis e datas comemorativas.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?